sábado, 17 de setembro de 2011

Exodus - Leon Uris

 


Para quem ainda não leu, vale a pena... Esse clássico inspirou o filme de Otto Preminger (encontrei o filme somente em espanhol e são mais de 3 horas..., digno de Gandhi).
Conta a história dos judeus no pós II Guerra Mundial, creio que muita gente crê que com o final desta, os judeus foram libertos e todos seguiram seus caminhos felizes e contentes... Se você é um desses, não perca a chance de ter um conhecimento maior. Não... a luta do povo judeu continuou em outro campo de concentração, dessa vez nas mãos dos "Aliados".
Expõe também que a criação do Estado de Israel era exigida muito antes da própria II Guerra Mundial e o então protetorado britânico vinha "cozinhando" os judeus para não irritar os árabes, que viviam (como o fazem até hoje) descumprindo acordos de todos os tipos.
Há uma edição de bolso de quase 900 páginas, se você é um leitor que lê por página então esqueça. Agora se você é daqueles leitores que "comem" livros, fica a dica, é um livro que te prende e enquanto você não chegar ao fim, não vai sossegar.
Boa leitura!

Comentem!

sábado, 10 de setembro de 2011

Yerushalaim Shel Zahav


Roberto Carlos canta em Jerusalém uma das canções mais famosas do povo hebreu, o chamado segundo hino nacional, Yerushalayim Shel Zahav (Jerusalém de Ouro). Abaixo a letra e sua tradução, em seguida o vídeo da apresentação.


Yerushalayim Shel Zahav

Avir harim tsalul k'yayin
Vereiyach oranim
Nissah beru'ach ha'arbayim
Im kol pa'amonim.

U'vtardemat ilan va'even
Shvuyah bachalomah
Ha'ir asher badad yoshevet
Uvelibah - chomah.

Refrão:
Yerushalayim shel zahav
Veshel nechoshet veshel or
Halo lechol shirayich Ani kinor.

Chazarnu el borot hamayim
Lashuk velakikar
Shofar koreh behar habayit
ba'ir ha'atikah.
Uvme'arot asher baselah
Alfei shmashot zorchot
Nashuv nered el Yam Hemalach
B'derech Yericho

Refrão:
Yerushalayim shel zahav
Veshel nechoshet veshel or
Halo lechol shirayich Ani kinor.

Ach bevo'i hayom lashir lach
Velach likshor k'tarim
Katonti mitse'ir bana'ich
Ume achron ham'shorerim.

Ki shmech tsorev et hasfatayim
Keneshikat saraf
Im eshkachech Yerushalayim
Asher kulah zahav.

Refrão:
Yerushalayim shel zahav
Veshel nechoshet veshel or
Halo lechol shirayich Ani kinor.

Jerusalém de Ouro

O vento das montanhas, claro como o vinho
E o cheiro dos pinheiros
É levado pela brisa do crepúsculo
Junto com o som dos sinos.

E no sono profundo da árvore e da pedra,
Presa em um sonho,
Está a cidade solitária
E no seu coração - um muro.

Jerusalém de ouro,
de bronze e de luz
porque não ser eu o violino para todas as tuas canções?

Voltamos aos poços de água,
Ao mercado e à praça
O Shofar chama no monte do Templo,
Na cidade velha.
E em cavernas nas montanhas
Milhares de sóis brilham
Descemos novamente ao Mar Morto
Pelo caminho de Jericó

Jerusalém de ouro,
de bronze e de luz
porque não ser eu o violino para todas as tuas canções?



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vaccareza é contra o fim do Voto Secreto


Com a justificativa que até nos Estados Unidos há voto e sessão secreta. Como se os Estados Unidos fossem um bom exemplo, afinal eles nem elegem diretamente o presidente da república e seus sistema de votação é uma bagunça enorme. Cada um no seu quadrado e no seus sistema, cada desculpa que esses PTralhas usam...
Por que será que eles não fazem um plebiscito para saber o que o povo acha?
Ah, vão dizer que o povo não tem cultura suficiente para entender o que só eles querem... Mas para votar neles e continuar o peculato, isso o povo sabe, né?
Vejam a matéria do UOL sobre a entrevista desse senhor... Atenção, no final ele diz "Consciência" e a maioria dos deputados tem ou sabe o que é? Wow!!!
Comentem...

Abraços

Nilton

Choro e Lágrimas, bem que poderiam ser do povo brasileiro, mas não... São dos corruptos!

Altos salários, passagens aéreas, verbas de gabinete (sem contar todas as outras mordomias), aquilo que, pelo menos uma vez na vida, já oferecemos a uma pessoa amada ou desejada ..."Casa, comida e roupa lavada" (afinal, você já deve ter oferecido isso a alguém, e que atire a primeira pedra quem não o fez...).
Se não bastasse tudo isso, como um(a) prostituto(a), do mais baixo nível, a pessoa que colocamos pra dentro de nossa casa ainda nos rouba!
É o que sinto quando olho pra Brasília.
Aprendí que o exemplo vem de cima... Que exemplo temos de nossa classe política? Por mim, ao invés de construirmos diversos presídios, eu cercaria o plano piloto e o setor dos ministérios da capital e dois novos Carandirú (com direito a 'limpezas' como no filme...), anyway, creio que com essa cerca, poderíamos não prender a grande maioria dos criminosos do Brasil, mas com certeza, o que se economizaria...
O corporativismo chega num ponto que poderia ser uma comédia, se não fosse tão trágico e patético. O choro dos políticos de Brasília são dignos de prêmios nível 'Fernanda Montenegro' (que ela me perdoe, mas ela é um ícone de atuação, somente nisso, não pelo moral de nossos políticos). Vejam o que publicou o UOL no comentário da absolvição da Jaqueline Roriz e outros...
Amo minha pátria e ser brasileiro, mas me envergonho dos políticos que temos.

Comentem...

Abraços

Nilton

Os PTralhas querem atacar novamente! Querem MAIS um imposto.


Claro que se gostássemos, ele não se chamaria "Imposto", já que nos é jogado goela abaixo...
Mas me recordo que quando foi criado a CPMF (um 'imposto' com nome de contribuição temporária), o PT foi o primeiro a gritar; depois quando estava no governo, prorrogou o quanto pode e tentou recria-lo, felizmente sem sucesso.
Agora, estão querendo criar um Imposto para 'curar' o sistema de saúde, inclusive legalizando jogos para isso... Ué, a história se repete... E como diz aquele velho ditado: "A merda é sempre a mesma, só mudam as moscas". Vejam o que a reportagem do UOL apurou UOL entrevista...
Comentem! E me digam se estou errado...

Abração

Nilton