terça-feira, 5 de abril de 2011

Onde está o #Pirata? Nosso cão-herói?

Você se lembra do Pirata? ...Não?


Bem vamos lá...

Pirata morava há uns 9 anos num Batalhão da Polícia Militar na Av.Regente Feijó, 871 - no Jd Anália Franco, São Paulo/SP e ficou famoso em Agosto de 2009 quando impediu (dando um sonoro alarme) que meliantes invadissem a corporação e pegassem desprevinidos os soldados que lá estavam. Houve troca de tiros, mas graças a intervenção do Pirata, os policiais conseguiram se defender e aguardar até a chegada de reforços. Segundo consta, os criminosos queriam levar armas e os novos rádios militares.

Ele já tinha o carinho de toda a corporação, carinho esse que somente aumentou com ato heróico e ganhou até uma matéria especial pela Rede Bandeirantes e TV Cultura.

Porém, chegou-me hoje uma informação de que a nova comandante ordenou sua imediata remoção da corporação, fica-se então a pergunta... Para onde enviaram o Pirata, nosso cão-herói?

Alguém sabe? Alguém viu?



Nilton C.Paiva





A saga a procura do paradeiro do #Pirata continua.

Sábado, com entrevista agendada na 3ª Cia do 34º Batalhão da Polícia Militar, fui para entrevistar o Sgto.Alves, porém, após esperar mais de uma hora (Sgto Alves estava cumprindo sua jornada de trabalho nas ruas) me foi explicado que a entrevista havia sido cancelada e ninguém poderia me passar qualquer informação a respeito do paradeiro do animal, somente que ele se encontrava bem (será?).

Ainda perguntei o porque da entrevista ter sido cancelada se o animal estava bem, mas educadamente, o Sgto Alves novamente disse que ele não tinha autorização para me fornecer informações e que deveria contactar o Capitão Paulo Oliveira, da Assessoria de Imprensa na segunda-feira (hoje).

Já contactei porém a informação foi de que ele não se encontrava e voltaria a me chamar... até agora nada, nem memo o Cel. Veloso me atendeu... Se não há nada de errado, por que eles não nos passam informações?

A comunidade local está muito insatisfeita com a remoção do #Pirata.

Muitos vizinhos me disseram que o cachorro era extremamente dócil, nunca avançou sobre ninguém nem perturbava quem passasse na frente do Batalhão. Reconfirmaram a história do ato de heroísmo em novembro de 2009 e não se conformam com sua remoção.

À boca-pequena me reconfirmaram que a atual comandante da corporação, exigiu sua imediata remoção, bem como a retirada do viveiro de aves que há no local.

Enquanto as respostas não vem, continuo perguntando: "Onde está o #Pirata, nosso cão herói?"

No link abaixo há o vídeo da Band: http://mais.uol.com.br/view/298679


SP 07/Abril/2011

Seguimos até o momento sem muitas novidades sobre o Pirata (ou mesmo sobre as aves sob risco de serem soltas).
Uma ótima novidade foi o auxílio de nossa amiga Sheila Moura, do blog O Grito do Bicho, que entrou em contato com Comandante Geral da PM de S.Paulo. Segundo seu relato, eles se prontificaram em enviar uma resposta até amanhã sobre o ocorrido...
http://ogritodobicho.blogspot.com/2011/04/comte-geral-da-pm-de-sp-e-informado.html
Seguimos aguardando e confiantes!!
Parabéns Sheila e Muito Obrigado!

Nilton Paiva



S.Paulo 08/04/2011
Boas Novas sobre o #Pirata
Fonte: Jornal da Tarde - Marici Capitelli

‘Expulsão’ de cão da PM provoca protestos


7 de abril de 2011
23h55
Marici Capitelli

Apesar de uma ficha de bons serviços prestados à Polícia Militar, o vira-lata Pirata foi “expulso” da corporação. O animal, que vivia desde filhote na 2ª Companhia do 2º Batalhão de Trânsito, no Jardim Anália Franco, zona leste, teria sido mandado embora a pedido da nova comandante. Moradores e comerciantes das imediações do posto da PM estão inconformados com a saída do cão.
Na internet, o assunto ganhou repercussão nas redes sociais e nos sites de proteção animal. No twitter foi lançada a campanha “PM cadê o Pirata?”.
Pirata, que é cego do olho esquerdo, virou herói em outubro de 2008. Ele alertou os policiais quando um bandido tentava levar motos que estavam estacionadas no pátio do batalhão. Houve troca de tiros e o ladrão acabou preso. Pirata chegou a acompanhar os policiais até o 30º DP (Tatuapé) onde foi feita a ocorrência. Na época, foi destaque nas TVs.
A comandante Denise Pereira Pinto assumiu o cargo na sexta-feira passada. No mesmo dia, o cão foi levado embora, segundo pessoas ligadas à corporação. A comunidade ficou sabendo da saída do cachorro por um ativista de proteção animal que foi ao local investigar o sumiço de Pirata.
“Gostaria de saber por que o cachorro não pode mais ficar aqui, afinal, essa é a casa dele”, questionou a atendente Rose Batista, de 34 anos, que mora perto do batalhão. A sua maior preocupação é saber o destino do animal.
Assim como outros vizinhos, ela disse que a principal característica do Pirata era a docilidade. “Um animal que nunca mexeu com ninguém e que não é agressor. Todo mundo já está acostumado a vê-lo passar”, ressaltou Simone Fonseca, de 39 anos, que está há 14 anos no bairro.
“É muita maldade fazer isso com o bichinho. Ele é muito tranquilo e só atravessava na faixa de segurança. Estou aborrecida de saber que ele foi embora”, afirmou a moradora Neide Aparecida Barbosa, de 52 anos.
O gerente de um posto de gasolina, Régis Mazon, de 42 anos, contou que todo mundo conhecia o cachorro. “Sempre muito tranquilo. Seria bem legal podermos saber o que foi feito dele.”
Um morador que preferiu não se identificar afirmou que o cachorro acompanhava os policiais quando eles andavam pelo bairro. “Se fossem tomar um café, ele ia junto; se faziam exercícios, ele os seguia. Era o companheiro.”
A reportagem apurou que o cachorro está morando no estacionamento de um supermercado no Pari, zona leste. O casal de proprietários do estabelecimento, que acolheu o animal, garantiu que está muito feliz em poder criá-lo. “Ele é um cão muito querido e muito dócil. Estamos cuidando muito bem dele”, disse a mulher.
O vira-lata foi levado ao estacionamento por um policial do batalhão. Simpático, Pirata abana o rabo para todo mundo que se aproxima e fica ainda mais eufórico quando passam viaturas com as sirenes ligadas. “Vários policiais já vieram visitá-lo”, acrescentou o comerciante.
A comandante foi procurada, mas não estava no batalhão. A assessoria de imprensa da PM afirmou que está apurando o caso e irá prestar informações sobre o cachorro.

http://bit.ly/dVizCW

8 comentários:

  1. 1o.Link=>http://muralanimal.blogspot.com/2011/04/pm-cade-o-pirata.html

    2o.Link=> http://www.anda.jor.br/2011/04/05/cao-idoso-heroi-do-batalhao-de-policia-e-expulso-por-nova-comandante-em-sp/

    ResponderExcluir
  2. Ja enviei um comentario no site da POLICIA MILITAR..................queros o PIRATA de volta .....

    ResponderExcluir
  3. http://ogritodobicho.blogspot.com/2011/04/comte-geral-da-pm-de-sp-e-informado.html

    ResponderExcluir
  4. Nilton, só esclarecendo para quem não sabe (sempre tem alguém que não sabe, né) o blog "O Grito do Bicho", pertence a ONG FALA BICHO, da qual a Sheila Moura é a presidente.

    ResponderExcluir
  5. Verdade Marli, bem lembrado, Super obrigado

    ResponderExcluir
  6. Hoje, dia 8 de abril, sexta-feira, há notícias sobre o Pirata no blog O Grito do Bicho.
    Luiza Salles

    ResponderExcluir
  7. Ontem a PMESP enviou pelo twitter aos seus seguidores uma nota de esclarecimento ->
    "Esclarecimento sobre o cão Pirata".

    Novo lar para o herói. http://migre.me/4d6A9

    E hoje pela manhã, foi enviado através do Twitter da @PMESP, a foto com a nova família e o novo lar do Pirata. Segue o link abaixo:

    http://twitpic.com/4iqcfn

    Abraços e ótimo FDS!

    ResponderExcluir
  8. Sim, recebí tbm a informação sobre o comunicado oficial da PMESP a respeito do Pirata, que me deixou muito feliz.
    Permanece ainda a pergunta, por que ele foi retirado no mesmo dia da entrada da nova comandante e o por que ela ter também aberto o viveiro de pássaros e soltado alguns que foram criados em cativeiro, ou seja, sem condições de sobreviverem livres. Temo até pela árvore que há no local, do jeito que está, é capaz dela querer cortar também a árvore.

    ResponderExcluir