quarta-feira, 16 de junho de 2010

Grécia/Santorini - Oia, Fira e Caldera



A erupção do Santorini em 1.650 aC foi uma das maiores nos últimos 10.000 anos. Cerca de 30 km cúbicos de magma rhyodacite estourou. A coluna pliniana durante a fase inicial da erupção foi de cerca de 36 km de altura. A remoção de um volume tão grande de magma do vulcão causou um colapso, produzindo “A Caldeira”. Esta caiu sobre uma grande área na região do Mediterrâneo Oriental à Turquia. A erupção provavelmente causou o fim da civilização minóica, na ilha de Creta. Em função desta erupção a ilha que era redonda passou a possuir a formação atual, porque mais da metade dela foi submergida, por isso acredita-se que Atlântida era aqui.

Santorini é complexo de vulcões que se sobrepõem. Basalto e fluxos de lava Andesito que compõem o escudo estão expostos no precipício abaixo da cidade de Phira. Algumas das falésias pensam-se que foram uma parede da caldeira associada com uma erupção 21.000 anos atrás. Druitt e Francaviglia (1992) encontraram evidências de pelo menos 12 grandes erupções nos últimos 200.000 anos em Santorini. A camada de branco na parte superior é a tephra minóica da erupção de 1650 aC.

Exposição de cerca de 150 pés (50 m) de piroclastos Minoan. Os piroclastos são constituída de pedra-pomes, onda piroclástica, e depósitos de fluxo piroclástico.

Akroteri, uma cidade minóica na parte sul de Thera, está sendo escavada. Cerca de 1 a 2 metros de cinzas cairam sobre a cidade, que tinha uma população de aproximadamente 30.000 pessoas. Os moradores parecem ter sido evacuados com sucesso antes da erupção. Nenhum corpo foi encontrado nas cinzas, como os do Vesúvio, em Pompéia. Os arqueólogos também relataram que os objetos móveis também haviam sido retirados da cidade.

As Ilhas Kameni foram formadas após “a caldeira”. Onze erupções desde 197 aC fizeram as duas ilhas. A mais recente erupção em Santorini foi em 1950 em Nea Kameni, a ilha do norte. A erupção foi freático e durou menos de um mês. Ele construiu uma cúpula e produziu fluxos de lava.

Santorini

Informações gerais Santorini é uma das ilhas mais mágicas de Grécia. É uma ilha árida e rochosa em frente à um vulcão, com praias pretas e vermelhas e cidades, situadas em altas falésias que oferecem vistas deslumbrantes e entardeceres fantásticos. Santorini tem uma beleza dramática, em oposição às ilhas luxuriante e verdes.
O vulcão ainda está ativo e, a última erupção foi em 1950, provocando um terremoto que destruiu muitas aldeias da ilha. O nome oficial da ilha é Thira e sua principal cidade, Fira, é também a capital das ilhas Cíclades. É uma ilha cosmopolita e por isso é muito caro.
Os habitantes vivem principalmente da agricultura e do turismo. Nas ilhas produto de maior exportação é de solo; 2.000.000 toneladas por ano são utilizados em todo o mundo, principalmente para fazer o concreto.
A maioria dos turistas que querem praias podem escolher entre: Kamari e Perissa, mas esses lugares realmente não representam muita coisa.
Uma dica, tente ficar em Fira, Imerovigli ou Oia, as cidades sobre as falésias, que são muito bonitas e cheia de pequenos cafés, lojas e locais interessantes. Existe um ônibus que vai para as praias todos os dias e é muito melhor estar na cidade na noite e nas praias durante o dia. Se você ficar em Monolithos você terá mais paz e tranquilidade.
O que ver em Santorini Akrotiri é uma cidade antiga que foi sepultada, quando o vulcão entrou em erupção a mais de 3500 anos atrás. Os arqueólogos ainda estão escavando-a, mas você pode andar por pequenas ruas e ver os edifícios quase como eram naquela época. Você ficará impressionado com a modernidade: as casas eram dois ou três andares, e eles ainda tinham água encanada.
Ancient Thira está situado no topo da falésia alta pouco acima Kamari, e há também e antiga igreja de 1100. Este foi o quartel-general romano.
Em Oia você obtém o melhor pôr do sol, e ambas Fira e Oia cidades são excelentes apenas para passear e fazer compras.
Em Feira há um museu do folclore, uma cidadela da Idade Média, dois centros cristãos católico e um ortodoxo. Em Feira você pode ir para a igreja de Ag Mina, que é a igreja que a maioria dos cartões postais de Santorini retratam. Se você vier a Feira em Setembro, há um festival de música clássica de renome todos os anos.
Praias: Em geral, Santorini não é o melhor lugar para as crianças, as praias são de pedra e muito profundas. Há também grande quantidade de correntes e as ondas podem ficar muito altas. Kamari e Perissa são populares praias com areia negra. Se você procurar praias mais calmas, é melhor ir para Monolithos, Vlichada ou de Agios Georgios.
Noite: Santorini tem uma vida noturna variada e a maioria dos bares e discotecas estão em Kamari, Perissa e Fira. Fira é provavelmente o local mais popular e aqui você não deve perder uma bebida em um dos cafés pouco sobre o lado íngreme. A vista maravilhosa, ambiente descontraído e música de The Big Blue, por exemplo, vai dar-lhe uma experiência inesquecível.
Alimento: Você pode obter quase tudo em Santorini, a partir de alimentos gregos tradicionais jantares gourmet internacional. Experimente o vinho da casa e diga o que você pensa.
Shopping: Santorini é um pouco mais de uma ilha cosmopolita, apenas o número de iates de luxo que param por aqui é muito elevado para uma ilha pequena, por isso é muito caro. Muitos artistas vivem aqui, e você pode comprar um monte de coisas originais, pintados à mão: guarda-chuvas, cerâmicas, jóias, arte, etc... Você também pode obter ícones lindos, mas cuidado, nada de mais antigo que 1821 precisa de uma autorização especial para ser exportada.
Getting Around: Santorini é uma ilha muito pequena e é fácil de contornar. Há ônibus locais para levá-lo à maioria dos lugares, mas é claro que você também pode alugar um carro ou uma moto. Há também táxis na ilha. O porto onde a param os barcos está ligado a Fira e no resto da ilha por uma estrada íngreme e serpentina. Condução para cima ou para baixo é feita por um teleférico, que pode ser uma experiência aterrorizante para quem tem medo de altura ou você também pode caminhar (quase 900 degraus) ou ainda faça um passeio de burro pelo caminho que serpenteia a ilha.

Fira
Fira é a capital de Santorini, na Grécia, e a mais importante de todas as aldeias. Ele está localizado no lado oeste da ilha e a 10 km de distância da porta principal, Athinios. Fira tem uma constante de 1.600 habitantes. É à beira de um precipício impressionante, a uma altura de 260 metros e oferece uma vista panorâmica sobre o vulcão submerso
Em 1956, um terremoto que destruiu uma grande parte da ilha Santorini. Em Fira, uma parte da cidade foi destruída, mas felizmente, alguns dos edifícios do século 18 foram salvos. A cidade de Fira é uma aldeia típica das Cíclades, composta de encantadoras casas brancas com janelas e portas azuis, separadas entre si por pequenas ruas pavimentadas. Muitos dos seus belos edifícios foram construídos nos tempos da invasão de Veneza, incluindo algumas igrejas com cúpulas azuis e varandas banhadas pelo sol que oferecem uma vista incrível sobre o vulcão e pôr do sol. Em nossos dias, Fira é uma cidade movimentada. Durante o verão, as ruas centrais estão lotadas e cheias de todo o tipo de lojas, jóias, restaurantes, cafés, bares e discotecas. Apesar de todos os turistas e do tráfego concentrado na cidade, há muitas áreas estão sempre quietas. Podem-se encontrar lugares para relaxar e apreciar uma bela vista da ilha e da área circundante. Para aqueles em busca de um melhor conhecimento da cultura da ilha, há o Museu Arqueológico, que hospeda muitos itens de escavações feitas na antiga povoação minóica de Akrotiri e pode ser visitado na cidade de Fira. A cidade também tem muitas igrejas e mosteiros, tais como Agios Minas, a catedral de Hypapandi, a catedral de Cristo, o Mosteiro de tou Panagia Dominikanidon, tou Panagia Rodariou e da Catedral Católica. Há também a Megaron Gyzi Museu, que tem uma fascinante coleção de fotos de Fira, antes e após o terremoto de 1956.
Fira também tem uma porta que foi, durante muitos anos, o principal porto de Santorini. Hoje, esta porta é utilizada apenas para barcos de cruzeiro. De lá, os barcos podem levar os visitantes para um passeio do vulcão de Nea Kameni e Palia.
Fira, deve ser visitado por todos que vem para a ilha. A vista da borda da cratera é o destaque, para muitos, mas também há catedrais para atrair a atenção e a beleza da arquitetura da cidade. Junto com isso estão os museus, em especial o Museu da Antiga Thera. O número de lojas de jóias no centro principal da cidade é incrível e você também pode encontrar as lojas de souvenirs. Você também vai notar que as ruas são pavimentadas com pedra de lava negra do vulcão. A cidade tem um grande número de hotéis e de uma posição elevada e você vai ver que a maioria tem piscinas e varandas, oferecendo uma vista magnífica.
Debaixo de Fira fica o porto. Olhando para ele, é provável que você veja os navios de cruzeiro, seja de dia ou de noite. O caminho que desce abruptamente para aqui é geralmente cheio de mulas transportando turistas. A outra maneira de atravessar para o lado da caldeira é um teleférico. A praça principal de Fira, situa-se um pouco para trás a partir da beira-mar e não é tão impressionante. Na verdade, às vezes, aparece como mais um grande parque de estacionamento para motos. Aqui você pode encontrar um número de cibercafés e agências de viagens junto com uma ampla seleção de bancos. Seguindo para o norte leva você para Immerovigli enquanto a sul é o ponto de acesso para Katardos. Há muitos locais lindos na costa leste para ver o pôr do sol e Fira oferece uma bela vista. O pôr do sol de Santorini deve ser experimentado quando você está na ilha e se enche de gente para desfrutar dele. Mais tarde, a cidade está muito bem iluminada e que vale a pena encontrar um lugar para desfrutar da tapeçaria de luzes da cidade juntamente com o brilho distante das aldeias. O vulcão neste momento é apenas um esboço escuro.
IA/Oia: Oia, pronunciado “IA”, é a mais famosa de todas as aldeias de Santorini. É conhecida em todo o mundo por sua vida tranquila e desafogada, e é certamente a mais bela e pitoresca aldeia de Santorini. A aldeia é também situada no topo de um penhasco impressionante e oferece uma vista espetacular sobre o vulcão dos Palia e Nea Kameni e a ilha de Thirassia. Oia está situado no norte da ilha, a 11 km de distância de Fira
É uma aldeia tradicional com casas encantadoras em ruas estreitas, igrejas com cúpulas azuis e varandas banhadas pelo sol. Suas ruas têm muitas lojas turísticas, bares, cafés e outras lojas. Oia tem várias atrações culturais como o Museu Marítimo, que abriga uma pequena biblioteca, itens da vida marítima da área, e os vestígios de uma fortaleza veneziana. Muitos artistas se apaixonaram por área e lá se estabeleceram. Por essa razão, a vila de Oia tem muitas galerias de arte. Oia tem também um pequeno porto, Ammoudi, que pode ser alcançado por um conjunto de 300 degraus que levam para baixo. Lá, os barcos pequenos podem levá-lo em frente, para a ilha de Thirassia. A praia de Armenis também está localizada lá. Tabernas em Oia oferecem aos visitantes pratos saborosos de peixe fresco.

Oia é outra opção na “caldeira” e de primeira vista parece uma versão menor da Fira. A cidade é tão bonita e mistura as construções das Cíclades tão impressionante. Oia é surpreendentemente grande e existe uma rua pedonal principal, que corre ao longo de seu comprimento. Há muitas lojas de artesanato, cafés e bares, lojas e até um pouco incongruente Easy Internet Cafe.

Dicas
- Se for querer andar de burro em Fira, dê preferência a subir e não descer, isso porque quando eles descem, muitas vezes eles escorregam e a pessoa pode sofrer um acidente.
- Também recomendo fazer o passeio pela manhã, já que existem muitas manadas de burros fazendo o percurso e imaginem, um monte de burro no mesmo passeio a quantidade de esterco e urina de burro ao longo do caminho, sem contar que ao chegar 11 da manhã, se for verão, o calor é insuportável, como o cheiro também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário