sexta-feira, 25 de março de 2011

A Questão Árabe no Mundo Contemporâneo

Fonte: UMAPAZ


A UMAPAZ convida para o Seminário “A Questão árabe no mundo contemporâneo” no próximo dia 30 de março, quarta-feira, às 19h.

O Seminário reúne, em uma mesa de reflexões e debates, personalidades que compartilharão suas diferentes visões sobre o mundo árabe na atualidade.

A mesa será mediada pelo cineasta e arquiteto Flávio Azm Rassekh e terá como participantes:

IRADJ ROBERTO EGHRARI
Professor de Relações Internacionais nas disciplinas de direitos humanos e geopolítica na graduação e coordenador de cursos de pós-graduação em direitos humanos. Ativista em Direitos Humanos, de origem iraniana, conhece profundamente as questões ligadas a esse país. Gerente Executivo da ONG Ágere Cooperação em Advocacy. Organização com sede em Brasília, DF, cujo foco é a capacitação presencial e a distância em direitos humanos, enfatizando as áreas de superação do racismo, sexismo, criança e adolescente, juventude e gestão em direitos humanos.

JAIME SPITZCOVSKY
Jornalista, foi editor internacional do jornal Folha de S. Paulo entre 1988 e 1990 e entre 1997 e 2000, também foi correspondente em Moscou de 1990 a 1994 e em Pequim de 1994 a 1997. Como editor de internacional cobriu questões ligadas ao oriente médio durante dois anos. Atualmente é editor-chefe do sítio de notícias Prima Página.

PAULO DANIEL FARAH
Professor doutor na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Autor de "Folha Explica O Islã", "Glossário de Termos Islâmicos" e "ABC do Mundo Árabe", entre outras obras, e co-autor de "Edward Said" e de "Diálogo América do Sul – Países Árabes". Morou no Oriente Médio e na África durante vários anos e dirige o Centro de Estudos Árabes da USP e o Centro de Pesquisa América do Sul/Países Árabes, do qual participam acadêmicos de 34 países. Pesquisador do CNPq, edita a revista Fikr de estudos árabes e sul-americanos e traduziu diversas obras do árabe, francês, inglês, kiswahili e alemão, entre elas O Beco do Pilão, de Naguib Mahfuz, e Homens ao Sol, de Ghassan Kanafani.

FLÁVIO PIOVESAN
Professora doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos da PUC/SP, professora de Direitos Humanos dos Programas de pós-graduação da PUC/SP, da PUC/PR e da Universidade Pablo de Olavide (Espanha), visiting fellow do Human Rights Program da Harvard Law School (1995 e 2000), procuradora do Estado de São Paulo e membro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.

Serviço: Seminário A QUESTÃO ÁRABE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Dia e horário: 30 de março, quarta-feira, às 19h

Mediador: Flávio Azm Rassek

Local: UMAPAZ – Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7-A – Parque Ibirapuera

Informações: 11-5572-1004

Não é necessária inscrição prévia. Solicita-se chegar 15 minutos antes do início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário