quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Israel em Festa: Iminente acordo para libertação de Gilad Shalit - Cruz Vermelha se oferece para ajudar.

Fonte: Rua Judaica - Extra

*Por Avi Dichter - Trazer nossos filhos para casa é um supremo valor

Soldados capturados são trazidos para casa, se eles estão vivos ou mortos.

Isso é o que nos foi ensinado, e é isso que ensinamos aos nossos soldados. Em nossas muitas centenas de horas em território inimigo, sempre foi claro para os meus colegas, os soldados e comandantes, e para mim, que se o pior acontecer - e nós estávamos muito perto de isso acontecer mais de uma vez - o Estado de Israel nos levaria para casa, aconteça o que acontecer.

Nem linhas vermelhas que não possam ser cruzadas, nem outras limitações, nos impedirão de trazer nossos filhos para casa. Para aqueles casos raros, em que não pudemos defender nosso objetivo implícito, ainda que obrigatório, com os nossos soldados, sofremos todos os dias (Ron Arad e outros). Em muitos outros casos, nós fizemos a nossa obrigação, e esta é fonte de orgulho nacional e pessoal.

Quando se preparam operações para retornar prisioneiros ou reféns, todos estão conscientes de que, juntamente com a chance de leva-lo para casa vivo, há também um risco, não insignificante, de fracasso. O preço do fracasso é sentido do nosso lado, e talvez até a vida do refém fica arriscada . As muitas operações que foram realizadas ao longo das últimas décadas foram preenchidos com grandes sucessos (incluindo o ataque a Entebbe e outros), bem como falhas contundentes (o massacre de Maalot em 1974, a morte do soldado seqüestrado Naassom Waxman e outros).

Na ausência de condições ideais de operação (principalmente de inteligência), o acordo para libertar Shalit em troca da libertação de terroristas, e outros assassinos, é a única opção disponível, excluindo a opção de não trazer para casa os soldados. Enquanto uma superpotência como os EUA podem escolher esta opção, nós não podemos.

Gilad Shalit será trazido de volta em uma negociação com preço pesado – deixando livres terroristas e assassinos que massacraram o melhor de nossos cidadãos e soldados de combate. A "opção americana" não é uma opção para nós. Nós devemos retornar Gilad Shalit não apenas por causa de sua família. Seu retorno envia uma mensagem crítica para os milhares de soldados que arriscam suas vidas, todos os dias, alguns deles em níveis de risco que o público não está nem ciente.

Para aqueles que tiveram a decisão de trazer Gilad Shalit de volta – muito bem feito.
*O escritor é um MK (Deputado) do partido Kadima e ex-chefe da Agencia de Segurança de Israel(Shin Bet).


Cruz Vermelha atuará na troca de presos entre Hamas e Israel
Fonte: Folha de São Paulo - DA REUTERS, EM GENEBRA

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) se ofereceu para intermediar a troca do soldado israelense Gilad Shalit por prisioneiros palestinos e está em conversações com Israel e o Hamas, que governa a faixa de Gaza, disse um porta-voz do comitê nesta quinta-feira.
"O CICV atuará como intermediário neutro se as duas partes concordarem em pedir os serviços humanitários da organização, para facilitar a transferência de detentos libertados", disse à Reuters o porta-voz do CICV Marcal Izard.
Israel e o Hamas chegaram a um acordo, mediado pelo Egito e pela Alemanha, para trocar mais de mil prisioneiros palestinos por Gilad Shalit, soldado que é mantido cativo na faixa de Gaza desde junho de 2006.
Os pais de Shalit, Noam e Aviva Shalit, vêm se reunindo ao longo dos anos com autoridades na sede do CICV em Genebra.
Em junho, no quinto aniversário da captura do soldado por militantes palestinos, que chegaram a Israel por um túnel, o CICV divulgou um apelo público incomum, pedindo ao Hamas que fornecesse provas de que Shalit estava vivo e permitisse contato dele com sua família, como exigem as leis humanitárias internacionais.
A agência humanitária internacional já facilitou trocas anteriores de prisioneiros entre os governantes islâmicos e o Estado judaico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário